28 fevereiro, 2009

Um dia qualquer

"Porquê tanta procura de ti mesmo,
Tanta dor, tanta ferida por sarar,
Tanta palavra à solta nesse mar
Da alma, em inquieto sofrimento?"

Luísa Veríssimo, in Da Estranheza, 2006.



Mais um dia e o cenário está montado, é hora do show. Pegue sua bagagem da vida, certifique-se que não lhe falta nada. Não demore, nunca demore. Lá fora o Sol arde, queima sem pudor e o tempo urge, antes queimar ao Sol do que esperar que à noite venha com mais incertezas, afinal, em um dia qualquer as horas poucos influem, um dia qualquer, na sua vida, talvez tenha mais de 24 horas.


Embarque sério, não se sinta culpado de ocupar o mesmo destino que outros tomaram junto com você. Olhe nos olhos deles: incertezas, tormentos, aflições, dúvidas, tensão. Aproveite os momentos que te conduzirão ao teu destino. Pode ser que lá te espere um horizonte tão lindo que você tenha a impressão que não está mais vivo, mas, talvez possa ser que o destino seja tão frio e tão escuro que só lhe restará dor, dor em demasia, que não cicatrizam.


Mas você é forte, forjado em aço, resistente às intempéries da vida. O medo é apenas um ingrediente dentro desse desafio. Espere antes de desembarcar, lá fora a chuva não molha, lá fora chove fogo, espere que o fogo cesse então saia, saia correndo, corra o máximo que puder, à vida não espera e nem te dará tempo de refletir parado.


A VIDA COBRA VIDA!


Correndo em silêncio, sem licença para estar ali e sem perdão dali, vá ao teu destino. Não olhe para trás, nem para outras pessoas, apenas as que seguem o mesmo rumo que o seu, o lugar é logo em frente. Prepare-se! Chegar ao destino não é tão fácil como se pensa, existem barreiras, inimigos a espreita e talvez você não chegue ao seu destino. PARE!


O confronto começa aí onde está o seu destino. Agora chegam as interrogações. Não, de forma alguma não as deixe sem respostas. Responda a altura! Depois veja as marcas deixadas do destino, elas que indicarão se você respondeu com fulgor. Talvez a ausência das marcas que emanam do destino e o corpo que se move na solidão não faça o destino mais mágico.


Ah! Você se descuidou? Por um instante você viu uma luz e olhou para o céu, essa luz trazia um som alto, forte, tenebroso, junto a essa luz acometeu de trazer o escuro até você e te tomou. Você está no chão, marcado pelo destino. Não pode levantar-se naqueles instantes, mas não pare de enfrentar seu destino, aja contra ele, enquanto puder. Busque na sombra o lugar para descansar, mas tome cuidado, se à noite chegar não busque na luz o refugio. O destino não se entrega fácil, mas sucumbiu a sua investida.


Não! Não me fale de seus medos, aqui ninguém se importa com você, apenas segure em si mesmo. Nesses instantes não dê lugar a dor. Apesar de tudo você venceu seu destino e está pronto para mais um dia, tudo isso foi só um momento em sua vida. Todavia, não é mais um dia qualquer. Caminhe sem fim para dentro de si, pois amanhã, amanhã é um novo dia de confrontar seu destino.

2 comentários:

  1. Frases fortes, como:

    "Você está no chão, marcado pelo destino. Não pode levantar-se naqueles instantes, mas não pare de enfrentar seu destino, aja contra ele, enquanto puder. Busque na sombra o lugar para descansar, mas tome cuidado, se à noite chegar não busque na luz o refugio."

    "Não me fale de seus medos, aqui ninguém se importa com você, apenas segure em si mesmo"

    Texto forte, intenso, rico, detalhista, frases tensas e marcantes.

    Posso ver, ao meu jeito, uma situação assim. Posso criar um ambiente através desse texto. Escrito brilhantemente, mas a situação aparentemente é traumática.

    Ótimo, fantástico... as palavras descritas humanizam tudo que foi descrito. Como disse antes, algo que te prende. Que te faz entrar no texto pela forma como foi externado.

    ResponderExcluir
  2. Em um dia qualquer, quando você menos espera o tempo se expande, as horas não passam e a angústia reina. Como de praxe, falarei sobre o tempo. Incrível como momentos felizes passam depressa e, os momentos que mais gostaríamos que passassem, simplesmente duram décadas. O tempo não passa quando se está no inferno.
    Como enfrentar o destino? O destino está ali, em um dia qualquer, em uma hora qualquer. Ele apenas está a sua espera, querendo te desafiar. Mas você nunca abaixou a cabeça para desafios.
    Aquela pressa de ir a algum lugar, que por hora é incerto. A pressa de ir aonde não se sabe ao certo aonde tem que chegar. Encarar de cabeça erguida o que se dispôs a encarar, pensando em como estão lidando aqueles que fizeram a mesma escolha. É nessa hora que o medo do desconhecido te torna mais forte, mais disposto a encarar.
    Você se vê obrigado a ser forte. Você se sente sozinho, não há com quem compartilhar esse medo... Só se vê olhares amedrontados tanto quanto você, talvez até mais. E você se torna mais forte, ainda que o medo seja inquietante. Talvez não haja nada a se ganhar, mas é certo que não há mais nada a perder. Apenas aquela vontade instintiva e talvez impulsiva de viver. Viver para saber no que vai dar, viver para saber o que acontecerá após a tormenta. Viver para provar se você consegue duelar cara a cara com o destino.
    Você se dispõe a passar por qualquer tormenta, ainda que no caminho alguns obstáculos surjam... Coisas que te fariam parar para refletir. Mas não podendo parar, você reflete instintivamente, você coloca como prioridade a sua vontade de superar aquela situação, aquele momento. Você impõe aquela vontade de chegar aonde deve chegar, que não passa de uma forma de atribuir o objetivo de “chegar” como resposta para todas as questões. As perguntas não afastam o motivo que você tem de alcançar o que lhe foi determinado. O destino se sobrepõe a todas as perguntas. Você não pode parar... mas você tem que parar. Quando resolve parar, você nem pensa em quem você deve ser nesse momento, você apenas “é”.
    E após um dia qualquer, você se prepara para um novo dia... assim se passa mais uma noite, uma noite vaga. Sozinho, mas nunca sozinho quando não se quer estar sozinho. Não sei ao certo se é melhor estar sozinho ou vaguear acompanhado de lembranças que te tiram o sono.
    Enfim, em uma visão não tão deturpada e muito mais acolhedora, você pode dividir as suas lembranças. Apenas revivê-las sozinho te consome. Seja forte o suficiente para reconhecer que ninguém é tão forte assim. Compartilhe o que puder, com quem puder... Você acaba aprendendo a lidar melhor com tudo isso. Em um dia qualquer...

    Belo texto!!!

    ResponderExcluir