08 fevereiro, 2008

Palavras ao Vento

...E então, acabei por encontrar a mim mesma. Só que o engraçado é que parecia uma outra garota: uma menina livre de preocupações, mas que me ensinou muita coisa que eu pensava já saber. Talvez por achar que já soubesse eu tenha demorado tanto a aprender.

Fez-me ver que um dia eu já fui muito feliz sem precisar agradar e nem provar nada a ninguém. Bastava ser eu mesma e fazer o que eu me sentia bem em fazer. Adquiri tantas coisas na vida que só me fizeram querer mais e mais... E acompanhada desse anseio, veio a insatisfação e as infelicidades. Quanto mais eu tinha, menos eu tinha, sabe? Repentinamente surgia aquela necessidade de auto-afirmação, às vezes sem nenhum motivo plausível; apenas para não admitir um provável vazio. Adquiri responsabilidades! Atribuições demais me fizeram esquecer aquilo que eu queria de verdade.

A tendência natural nos impele a dar prosseguimento àquilo que vemos desde muito cedo. Contudo, a instrução pode nos frear. E foi essa instrução que me fez repensar uma série de atitudes meramente programadas que me tornaram o que sou hoje, mesmo inconscientemente. Para cada direção que fixo o olhar, vejo que as mais diferentes pessoas se igualam ao convergir nesse mesmo ponto.

O cenário que vejo hoje não é uma simples situação que se dissipa da noite para o dia. É uma maneira de enxergar a própria jornada que tende sempre a nos levar ao mesmo lugar dentro de nossas mentes. Uma trajetória cíclica repleta de brilhos, sombras e uma completa penumbra nos pensamentos; cada qual capaz de ser desvendado por avaliações pessoais, aonde o que prevalece é o coração e a alma.

Somos apenas mais uma gota no oceano, mais um grão de areia ou mais um pontinho no mundo; o que não impede que esse simples pontinho seja capaz de transcender e exalar um brilho que atinja o âmago de tantos espíritos que por ele for tocado.

Certo dia estava a pensar sobre quem eu fui e quem sou agora. Não sei o porquê, mas algo me dizia que eu havia mudado completamente. Pensei não ter o mesmo brilho que um dia já tive. Foi quando me surpreendi: vi que coisas que eu jurava ter perdido ainda estavam comigo, porém, escondidas numa tentativa de evitar qualquer julgamento. Vi que a minha essência manteve-se intacta, só restava cultivá-la para que o brilho voltasse. Passei a enxergar tantas pendências...
E então, acabei por encontrar a mim mesma...

13 comentários:

  1. E ela retorna com tudo.
    Senti realmente falta de teus textos.
    Quem vier ler ete blog, coloque nos favoritos, vale a pena.
    Esta menina tem futuro...

    http://rafaelportillo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O importante é não deixarmos nos levar por influências que só pensam em "moldar-nos" conforme as conveniências modistas...

    Ser natural e autêntico é um grande desafio no mundo atual! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Então brilhe!
    Só isso!
    Que pena que algumas pessoas morrem velhinhas sem se encontrar.
    As vezes fugindo de si mesmas.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que se encontrou. =D
    Eu acho é que todo mundo sempre muda muito e todos os dias, mas que cada um preserva uma coisa que não muda nunca, que é o que faz você ser você e não a vizinha. =D

    ;***

    ResponderExcluir
  5. Pois é, gente! Às vezes escrevo como se eu já tivesse vivido tudo que poderia ter vivido. Guardo na memória as maneiras como gostaria de pensar e agir em um futuro não muito distante... Será que me encontrarei nesse futuro? Espero que sim! Pelo menos é a minha intenção. E que todos possam se encontrar!

    =)

    ResponderExcluir
  6. Liliann..
    Que delícia..
    NOssa..
    Coincidência ou não, escrevi o último texto do meu blog falando basicamente sobre isso, o título é Less is more, claro que de uma visão diferente, falando sobre relacionamento, mas assim, é legal quando a gente entende que Menos é mais!

    Adorei seu blog.
    Visita-me.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. muito bom seu texto, leva quem ler a entrar nele e a querer ser como voce diz, em outras palavras, verdadeiro.

    parabens

    ResponderExcluir
  8. escreve bem!
    parabens.

    abraço

    http://filocinetica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Não quero dizer que concordo, e não posso dizer que discordo com o texto.
    Pode ser um erro meu ter um fraquinho pelo meio termo, tentar ter tudo balanceado na vida.
    Podem-me dizer que é o mesmo que dar um passo a dois pés, e assim perder o equilíbrio, sendo o objectivo o meio inadequado para o fim que vou buscando.
    Eu claro contrapunha logo com o argumento que o equilíbrio das coisas não tem de ser linear, pode não ser um passo com os dois pés, mas a alternância de passo entre pés esquerdo e pé direito, um passo de cada vez.
    No fundo o equilíbrio vem de dentro de você, do fundo do seu ser, no entendimento lógico que você faz sobre aquilo que pretender ser.
    Não tenho dúvidas que é óptimo cada pessoa conseguir se encontrar a si mesma, mas esse não é o meu objectivo, por vezes também é muito bom nos perdermos nos outros, correndo um risco, como o risco que qualquer aventura comporta.
    Eu passo a vida a encontrar-me e a desencontrar-me, como geralmente acontece em qualquer rua com as pessoas que conhecemos, encontramos, desencontramos, é um processo natural da vida.
    Eu acho que ter um papel na vida definido porque me encontrei e sei quem sou, não preenche todas as minhas vontades e desejos, todos temos direito de querer mais, não cair no conformismo, aceitar vitórias e derrotas, dar um passo a frente e outro atrás se assim for necessário para seguir a direcção que queremos, mesmo que não seja a direcção certa na altura.
    O mais verdadeiro possível que pode haver num ser humano é querer assumir o controlo da sua vida, das suas decisões, e ao mesmo tempo aceitar que certas coisas são presença do destino, é a natureza da vida, que não podemos controlar.
    É procurar intensamente o equilíbrio na vida, mas sem obsessão, tudo minimamente balanceado ao seu jeito de ser.

    “A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.” Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
  10. Tem desafio pra vc no meu blog!!!

    ResponderExcluir
  11. que texto maravilho!olha se puder dar uma passadinha la no meu!
    parabens!

    ResponderExcluir
  12. EU ME ENCONTREI NESSE TEXTO.

    Viu Lilian, é disso que falo. Do leitor se encontrando no texto. Texto que criamos precisa ganhar vida própria e viver e reviver em cada um que leia. E aí vc atingiu seu objetivo. Não é à toa que me sinto à vontade contigo.

    Destaco seu trecho final:

    "Certo dia estava a pensar sobre quem eu fui e quem sou agora. Não sei o porquê, mas algo me dizia que eu havia mudado completamente. Pensei não ter o mesmo brilho que um dia já tive. Foi quando me surpreendi: vi que coisas que eu jurava ter perdido ainda estavam comigo, porém, escondidas numa tentativa de evitar qualquer julgamento. Vi que a minha essência manteve-se intacta, só restava cultivá-la para que o brilho voltasse. Passei a enxergar tantas pendências...
    E então, acabei por encontrar a mim mesma..."


    Isso aconteceu comigo recentemente.

    ResponderExcluir
  13. Dani, eu sei que isso aconteceu contigo.
    Você me mostrou isso. Algo que você pensava ter perdido veio à tona. Precisou apenas de um incentivo para ser despertado e voltar a acreditar. Fico feliz que EU tenha contribuído para esse incentivo... rs.

    =*

    ResponderExcluir