07 outubro, 2007

Pensamentos aflorando...

Sem querer parecer muito filosófica, peço licença para expor algo que demorei a me aperceber...

Algumas vezes avaliamos coisas que acontecem diariamente e que nos tornam quem somos. Análises sobre a nossa própria rotina, na maneira como o tempo passa, nas coisas que nos ocupamos, nas indagações que fazemos, e até nos anseios que alimentamos. Repentinamente tudo vêm à tona de uma só vez e remetem a ‘surtos’ de pensamentos sobre os caminhos por nós escolhidos.

E de que adianta pararmos uma vez ou outra para refletir a respeito de como se passa a nossa curta jornada na Terra, quando, logo em seguida, retomamos as atividades rotineiras como se nada tivesse ocorrido? Respondo: Acontece que adianta sim. São nessas horas que temos a oportunidade de perceber nossos comportamentos face às atividades que tendem a se repetir; o que nos torna, muitas vezes, automáticos. Agora, quanto ao fato de ser válido ou não essa momentânea ordenação dos pensamentos, depende exclusivamente de nós. Se tiver algo o que mudar, é essencial que façamos por onde. Se ficarmos inertes, apenas pensando em vez de agir, de nada adiantará os momentos reservados a avaliações pessoais. Aliás... O que é, pra você, viver intensamente? O que te faz alguém feliz e realizado?

Tratamos cada dia como se fosse apenas ‘mais um dia’, quando, na verdade, é o oposto: menos um dia. E no momento que resolvermos viver intensamente, talvez não haja tempo suficiente.

Então, está mais do que na hora de abrir a mente. Entender que cada minuto que se passa, cada fato ocorrido tem a sua devida importância. A partir disso, poderemos reaprender o que uma palavra tão simples significa realmente: Essa palavra é viver.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pois é...também me pego muitas vezes pensando nisso!

    Já disseram: "O ser-humano vive como se não fosse morrer, e morre como se não tivesse vivido"!

    =)

    ResponderExcluir
  3. Pois é!
    Eu penso bastante nisso, sabe, e freqüentemente chego à conclusão de que estou perdendo tempo! O grande problema, é que, é muito difícil pra nós, nessa sociedade que a gente vive, deixar a rotina mecânica de lado. Tem-se hora para acordar, para bater ponto no trabalho, pra voltar pra casa. O trabalho desgastante na maioria das vezes nos deixa cansados e indispostos a fazer qualquer coisa senão atirar-se a frente da TV, ou dormir.
    É muito complicado!

    ResponderExcluir
  4. Lilian, mais do que nunca esse texto que vc escreveu expressa o quão importante é dar valor nas atitudes simples. Sempre reafirmar o quanto se gosta daquela pessoa que se ama.

    Como vc disse:

    "(...) A partir disso, poderemos reaprender o que uma palavra tão simples significa realmente: Essa palavra é viver."

    Como a vida nos mostra que tudo que construímos ou almeijamos podem se tornar em cinzas. Tudo que sonhamos ao lado de uma pessoa pode ser um caminho a se trilhar só em determinado momento.

    Nós não somos donos de nossas felicidades. Temos que procurar formas de alongar nossos momentos felizes. Porque a tristeza se alonga sem nenhum esforço.

    E como é ruim quando algo "simples" nos deixam, levando consigo toda a possibilidade de revivê-la novamente.

    Aprendo muito com vc.

    ResponderExcluir