20 abril, 2008

Concatenação de idéias

Este blog não obedece a qualquer lógica. A princípio, não se consegue encontrar qualquer unicidade seqüencial. Tem utilidade, maluquice*, filmes, músicas, pensamentos coletivos, críticas individuais, desenhos, arte, utilidades, fotos, futilidades... Aqui tem de tudo. Aqui falta de tudo! O lógico é ser ilógico. Pensando nisso, abre-se um espaço para falar da possibilidade de se concatenar assuntos aparentemente distintos. Existem formas de encontrar conexões aonde pensávamos não existir.

Explico: onde está a conexão entre o bem e o mal? O bom e o ruim? O frio e o quente? Simples! O bem só se manifesta quando se pode definir o que é o mal; o bom só existe devido à caracterização do ruim; só se sabe o que é quente quando se conhece o frio. São constatações dependentes, apesar de se tratarem de contextos opostos.

Retornando ao assunto da seqüência lógica dos blogs: à primeira vista, em decorrência da variedade de assuntos, não se percebe ligação alguma. Até porque, depois de ler a prévia afirmação sobre isso no início do post, você, leitor, chegou até aqui com uma verdade particular formada a respeito do tema. Induzi você a pensar parecido. No entanto, é possível demonstrar que diferentes pontos de partida podem se associar. Para haver uma relação entre as coisas, é necessário que se busque um mero motivo. O motivo que se atribui é que vai exercer o papel de elo de duas ou mais correntes diferentes, ou paralelas. Esse elo unirá as correntes em um ponto comum entre elas. Eventualmente, pode haver uma quantidade considerável de elos entre as correntes.

Qual o motivo de expor temas variados?

Resposta 1: Não se limitar a poucos assuntos.
Resposta 2: Abranger as preferências de uma quantidade maior de leitores.
Resposta 3: Se focar em análises contemporâneas de mensagens atuais e arcaicas, sob vários prismas.

Denota-se que existe uma infinidade de respostas para uma só questão. Todas as respostas se sujeitam a possíveis relações entre fatos diversos, mas com objetivos em comum. Eis o motivo encontrado.

Temas distantes se associam. Tudo depende da ótica do interlocutor. Com isso, conclui-se que tudo está ligado e pode se aproximar em conformidade com um objeto (ou objetivo) comum em mente.

Antes de pensar que não existem razões para certas coisas, lembrem-se que podem haver infinitos motivos que digam exatamente o contrário. Procure investigar a lógica por trás das frases soltas. Uma coisa liga à outra, que ligará à outra(s). É uma reação em cadeia.

A falta de lógica, no fundo, tem uma lógica própria. Mas nem todos são capazes de compreender; ou não querem compreender. Até então, temos conseguido viver com os mistérios que nos rodeiam e com a falta de respostas... Até hoje, pelo menos!


*Ao mencionar “maluquice” no início do post, me referi a textos como este. (Risos!)

11 comentários:

  1. Sim! está tudo ligado...
    Não existe desconexão, é tudo linkado!
    O mais legal da internet é exatamente isso... Um rio gigantes (quase infinito) de informações, e lá no meio disso tudo você termina encontrando pessoas que pensam desconexadamente igual a você, e isso é uma conexão :)

    [Tudo tem um sentido e está ligado, as vezes essa ligação pode demorar anos para ser notada, mas cada poeira cosmica tem sua importância na sequência de fatos que influenciam nossas vidas]

    Você tá ficando cada dia melhor nesse negócio de escrever a lá Devid Lynch :)

    ResponderExcluir
  2. A cada resposta de um assunto x existem ilimitados argumentos q tambem se aplicam a ele. aplicará o q for mais costumeiro e aceito a dado problema, o q pode inferir q ñ ha nada absolutamente correto, e sim aceitavel. questoes como esta impulsionam mentes de grandes filosofos. Ousada percepçao q ganha destaque por ser levantada com propriedade. Tema bom, cabeça boa!
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Quando vc pergunta o motivo de expormos assuntos mais variados, a resposta é uma só: aqui temos, verdadeiramente, a ferramenta para sermos livres e expor nossas opiniões livremente. Quem gostar, gostou. Quem não gostou, problema dele.
    E viva o debate de idéias!

    ResponderExcluir
  4. Mas ainda há os q buscam sempre as respostas!Sim pq pra td tem uma resposta!ate pras perguntas nunca antes feitas!e essas qd descobertas tbm levarão a outras e ai se encaixa nas suas palavras!tudo está consequentemente ligado!
    Amei seu texto!vc escreve mt bem e seu blog ja ha mt é adimirado por mim!Parabens!
    bjo enorme!

    ResponderExcluir
  5. Concordo acredito que tudo tem uma ligaçao.
    Pra td vai ter uma resposta. o lado ruim eh q certas respostas fazem com que a gente odeie a existencia de uma ligação. acho que eh por causa disso q naum adimitimos q alugumas coisas sao verdade, pq nao vai de acordo com a verdade que a gente quer, e isso faz com q a logica nao apareca por causa de bloqueios q a gente mesmo cria.

    ResponderExcluir
  6. Uhmm, interesting...

    postei o assunto e as razões do meu blog, no primeiro post, o assunto sou eu. SIm, totalmente egolátra e mais sol que flor, mas tenho medo de moldar opiniões a cerca de outras coisas, então em suma, para o bem geral e para nao ser mal interpretada e se for não ligo a minima.

    ResponderExcluir
  7. ESSE É O TEXTO. Lilian, vc teve um insight que um sacerdote fedorento macedônico teve ao idealizar o BEM E O MAL e travar essa eterna luta. Claro que o homem já fazia distinções, mas não sabia formalizar. A lógica existe em qualquer coisa, até na ausência dela, mesmo. O lógico não é atrativo, não induz ao conhecer e desenvolver o saber. parabéns por esse texto, melhor que a história do joãozinho e maria que está no topo.

    ResponderExcluir
  8. "O lógico não é atrativo, não induz ao conhecer e desenvolver o saber."
    Sim, concordo. Talvez por isso eu me interesse por assuntos sem respostas prontas... algo a mais para se pensar e ficar pensando, pensando, pensando... hehehehe

    Vejo que não sou a única. Bom...eu havia falado para você que talvez encontrasse textos aparentemente incoerentes, mas que faziam sentido para mim. Se conseguiu encontrar uma lógica por trás desse texto, captou a essência da coisa. Digo mais: por mais que doa, vejo que nesse texto você concorda comigo. Finalmente não vai rebater nada que eu diga. Quanto a isso, custo a enxergar uma lógica. É difícil de acreditar até para mim, Dani. hahahahaha

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Dispensamos a lógica para nos compreender, hehehe

    ResponderExcluir
  10. essas teorias holísticas que viraram modinha na internet, tsc tsc

    ResponderExcluir