08 julho, 2007

Influência dos Blogs


Uma pequena constatação: É praticamente impossível encontrar um texto sem que este seja tendencioso. E sendo também uma ‘blogueira’ darei aqui uma breve explanação sobre o meu ponto de vista.

O que procuro aqui é compartilhar meus pensamentos e idéias. No entanto, jamais absorva aquilo que eu escrever como uma simples verdade. Lembre-se que escrevo a partir de opiniões e conclusões próprias.

Quero que você debata comigo; exponha suas idéias e me fale a sua opinião. Mostre se concorda ou discorda. Apresente os seus argumentos e nunca se limite a acreditar em tudo aquilo que eu digo. Acho que é essa a finalidade dos comentários ao final de cada postagem. Faça você mesmo as suas constatações. Isso vale também em se tratando de doutrinadores, acadêmicos, líderes políticos...

Desafie, questione, não fique estagnado em meio a afirmações que são aceitas por serem meramente habituais. Não se prenda ao que a coletividade impõe ou àquilo que muitos defendem. Analise, observe, avalie as chances de tais ideais serem verdadeiros e racionais. Sim, já foi falado sobre esse assunto na postagem anterior, onde se tratava de paradigmas, mas não por essa ótica.

Não sou tão boba quanto pareço, e tampouco tão culta. Mas pretendo com essa mísera postagem passar uma mensagem específica; mas nesse caso, quero influenciá-lo positivamente: Seja crítico! Acredite principalmente no que o seu coração diz. Acima de tudo, acredite em si mesmo.

8 comentários:

  1. Quando fiz os meus blog's, tive o intuito de saber opiniões diferentes das minhas sobre assuntos em geral, mas parece que algumas pessoas nao tem opinião.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. O primeiro passo para a liberdade de pensamento é questionar. Sempre questionei em toda minha vida, principalmente os dogmas aos quais somos doutrinados desde a mais tenra infancia.

    Muitas coisas simplesmente não fazem sentido e são contraditórios entre si. Ter paz é estar em paz contigo e só me sinto em paz com a lucidez plena de meus atos e consequencias, dos meus limites e o alcance próprio das idéias e dos aprendizados.

    Jamais se prenda a sua vida em espera de algo melhor, faça por onde, mereça vencer. Nunca troque uma certeza por uma promessa a menos que esta promessa seja construida por si.

    Já dizia Richard Dawkins: O que me move em vida é saber que ela é limitada, tenho um tempo para aprender o que for sobre ela e sobre as coisas que a circundam isto é que me motiva e alimenta meus sonhos.

    ResponderExcluir
  3. Aih gostei. Mui mais quando disse: "[..] acredite em si mesmo."
    --

    Valeu pela visita no Conversa-Oca
    bjx

    ResponderExcluir
  4. Oi! Muito bom o seu blog Lilian...

    Em relação a isso que você disse no post, acho que o mundo tem se tornado um local de pensamentos, filosofias e estilos de vida prontos. Em que as pessoas contentam se em apenas seguir o que algum ou alguém já disse. E acabam não se perguntado o por que daquilo...

    Seu blog está linkado. Se puder dar uma passada no meu.

    ResponderExcluir
  5. Falou tudo!!
    Ninguém é dono da verdade, ela se controi atraves das ideias de cada um em particular!
    **
    parabéns pela indicação ao prêmio blog 5 estrelas!
    ***

    ResponderExcluir
  6. As vezes é difícil acreditar que existem jovens como você. Com essa mentalidade tão clara e voltada ao saber verdadeiro.
    Isso me dá um alívio, já que fico chocado ao ver tantos jovens hoje em dia sem rumo.
    Sobre isso de ter sua própria opinião, eu escrevi algo proximo do seu pensamento... só acho que um pouco mais agressivo :)

    http://chantinon.blogspot.com/2007/07/fuck-your-brain.html

    ResponderExcluir
  7. Gente, e desculpem-me por "cair de pára-quedas" no blog da Lilian, acho que estamos numa "acelerada" de uma nova era. De uma completa nova era em que, por fim, conseguiremos o milagre da disseminação e equalização da comunicação, da informação, do ensino, da troca, da cultura, da palavra e do conhecimento.
    Estou sendo exagerado, ou a Internet, agora absurdamente turbinada com os blogs, nos trás um ovo paradigma em que sairemos do "controle das mídias de massa" e passaremos nós, indivíduo, povo, a controlá-las ?
    Será que o futuro é tão bonito assim ? Será que isto é só mais uma utopia do amigo aqui ??
    Não sei, mas certamente eu exagerei...he,he.
    Abraços e obrigado pela oportunidade.
    Parabéns Lilian.

    ResponderExcluir
  8. Não, como ensinar alguém a ser crítico?

    Vc pode ensinar alguém a jogar xadrez, mas, ensiná-lo A SER CAMPEÃO?

    jamais!

    A natureza separou bem, quem nasce com espirito de liderança?

    São todos? Evidente que não, portanto, algo em nós é um dom.

    A maioria está predestinada a seguir lideres, estes cabem a formação crítica das opiniões. Aos demais...segui-los.

    A relação de poder, do que experimenta mais poder é que faz e tece essa grande teia das relações entre crítica e senso comum, entre manipulado e líderes.

    Deixe os alienados, estes viverão suas vidas como devem viver: conformados com a vida e mundo.

    ResponderExcluir