01 julho, 2007

A criação de um Paradigma


Recebi um e-mail com um texto a respeito do nascimento de um paradigma. Engraçado... Normalmente fazemos coisas sem sequer perguntarmos o porquê de estarmos fazendo, simplesmente por tais condutas serem consideradas habituais... Já que sempre foi assim, não há razão para mudar ou verificar se o que se está sendo feito é certo ou errado. Apenas se aceita aquilo que é proposto.

"As coisas não precisam continuar sendo feitas como sempre foram feitas"

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de banana.
Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançaram um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.
Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."

[autor desconhecido]
-------------

Temos que ter cuidado para não absorver atos habituais como fundamentos irredutíveis, caso contrário não iremos passar de marionetes facilmente manipuladas, ou mesmo, pessoas ‘robotizadas’ com comportamentos automáticos.

Não se pode deixar de ter um senso crítico. Aceitar sempre a tudo que é imposto como algo inquestionável é como agir sem consciência. Digo mais: é o mesmo que alimentar um preconceito. "É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". [Albert Einstein]

Será que não está na hora de questionar o porquê de estarmos batendo?

7 comentários:

  1. Toda vez que um paradigma foi quebrado, a história sofreu uma grande revolução. Foi assim na idade média, com o inicio do movimento Iluminista e foi assim recentemente com a criação de gigantescas aldeias globais aonde os limites geográficos foram anulados pelo intenso tráfego de informações.

    Os paradigmas escondem oportunidades e descobertas. Quando o próximo paradigma for quebrado, uma nova revolução se dará. Quem viver verá.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Toda quebra de paradigma é uma revolução em potencial, e para uma revolução é indispensável um idealista e são essas pessoas que nos faltam pessoas que tenham ideais e lutem por eles, pessoas que não se preocupem apenas consigo mas com o mundo onde vive, pessoas que tenham uma causa e que lutem por ela. Então qual a sua causa? qual o paradigma que na sua opinião deve ser re-feito e o que você ta fazendo para conseguir isso?

    PS.: A resposta para a sua pergunta (sobre a playlist)tá no comentário do meu blog.

    Bjs ;-)

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com vc. Ta na hora de começarmos a pensar mais na razão pela qual estamos agindo. Começar a questionar mais a não aceitar em viver como maria vai com as outras.

    ResponderExcluir
  5. Agora a musica começa quando o blog abre!!! Tudo automático! Sem clics!
    Desculpa ter mexido aki de novo mas eu consegui arrumar no meu e vim arrumar o seu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. oiee
    fiz uma perguntinha no meu blog, gostaria de ter sua opinião tbm!
    bjo

    ResponderExcluir
  7. O emílio disse que toda vez que um paradigma foi quebrado a história sofreu uma revolução?

    Será?

    Foi justamente o contrário: TODA VEZ QUE UM PARADIGMA FOI CONSTRUÍDO, A HISTÓRIA SOFREU UMA REVOLUÇÃO.

    O paradigma cristão (como exemplo) foi um destes.

    Desconstruir paradigmas, questioná-los pode ser um perigo.

    perigo por quÊ?

    porque nossas vidas se abre em portas, tuas críticas podem abrir uma e fechar outras. Tudo que vc disse aí eu fiz e vivi mergulhado na minha própria obsessão de ser o que não era EU.

    Puta texto que me remeteu aos meus primeiros momentos que eu queria questionar tudo e a todos. Eu fugi do meu mundo e me enveredei por coisas que não me pertenciam.

    Fiquei perdido e vagando até se deparar em choque comigo mesmo. PORQUE TUDO JÁ NÃO ME BASTAVA, TUDO ERA QUESTIONÁVEL.

    Não parou pra pensar como a inocência daquelas pessoas que nunca questionaram nada ou se limitaram aos seu campo de visão como suas vidas são tão simples de viver?

    Como a felicidade é algo tão fácil de se realizar pra eles?

    Vale pagar esse preço pela "desacomodação" de suas virtudes?

    Não vale!

    Hoje eu não sei quem sou. Meu Deus, eu não sei quem sou.

    ResponderExcluir