20 maio, 2007

Questão de honra

Muitos preferem ter uma vida pacata, sem correr riscos. Alguns classificariam pessoas assim como pragmáticas. Besteira, na minha opinião. O que falta é iniciativa, atitudes corajosas.

O fato é que nossos verdadeiros anseios só serão realizados se não deixarmos de arriscar. E por quê não arriscar? Por medo de errar? Sim. Aliás, o medo é o principal motivo que nos impede de prosseguir em alguma situação. É muito mais fácil permanecer estável e acomodado do que se arriscar, mesmo que seja para melhorar.

Devo admitir que sou uma dessas pessoas que têm um certo receio de arriscar. Talvez eu esteja me subestimando. Tenho medo do desconhecido, medo do fracasso. Mas assumir é o primeiro passo. Admiro as pessoas que encaram desafios, estipulam metas e que não deixam de seguir em frente. São essas pessoas que realmente buscam a felicidade e possuem um espírito vencedor.

E é exatamente isso. Lutar pelos ideais não somente dignifica como ser humano, mas também traz aquilo que chamamos de honra. Cada progresso feito, ainda que seja pouco a pouco, é algo para se orgulhar. Olhar para trás e ver a evolução que tivemos é ter a sensação de dever cumprido. Construir passo a passo o que se idealiza é um exemplo de dignidade. Enfrentar obstáculos é ter perseverança e, por quê não esperança? Somos movidos pela esperança. É o que nos dá força para continuar.

Enfrentar os temores em busca daquilo que se deseja é muito mais do que vontade de ir adiante. É uma questão de honra.

5 comentários:

  1. Enfrentar nossos medos é importante para nosso crescimento.
    Confesso que tenho um pouco de medo de arriscar tbm, e não acho que eu esteja me subestimando não, acho que esse medo se chama preservação. É muito chato errar né? Mas tô aprendendo, hoje ao tomar alguma atitude, olho mais pra mim e encaro. Erro? sim, erro.Mas aprendo com isso, tiro proveito de uma burrada, vejo o lado bom e procuro seguir por ele.
    Dá certo, mas requer coragem, principalmente pra sacudir a poeira e seguir em frente.

    Gostei do seu blog, posso linkar no meu?

    ResponderExcluir
  2. Nunca, nunca tenha medo de errar, o medo de errar nos faz perder oportunidades, deixar pra depois nos abrevia os horizontes.

    Da mesma forma, jamais se arrependa das coisas que fez, arrependa-se sim, das coisas que deixou de fazer por medo de errar.

    De um erro surge um aprendizado, do medo de errar, o primeiro obstáculo.

    Já dizia Thomas Edison quando inventou a lampada que não errou uma centena de vezes e sim, descobriu centenas de motivos que fazia com que a lampada não funcionasse.

    Vale lembrar, no entanto, que não se deve errar duas vezes sobre a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Olha que incrível. Achei teu blog em um comment que você fez em 2005 sobre o filme Contato. Foi uma cordialidade sua pela visita que eu tinha feito ao seu blog.
    Que pena que não virei visitante frequente, mas hoje vou mudar isso.
    O seu blog acaba de entrar na minha lista :)

    Sobre esse seu texto, olha mais uma coincidência aqui:
    http://chantinon.blogspot.com/2007/01/ser-que-um-dia-voc.html

    ResponderExcluir
  4. A questão de honra é se desafiar.

    Desafie seus medos, desafie vc mesma.

    E errar? Errar é uma probabilidade grande, mas só erra quem desafia, e se esse erro pode ser revisto e desafiado: ACERTE.

    Devemos abstrair o medo que cerceia nossa capacidade de crescer.

    Tenta aí que eu tento de cá.

    ResponderExcluir