22 abril, 2007

Pablo Picasso- Guernica

Que tal saber um pouco de arte? Mais precisamente sobre uma obra cubista pertencente à Pablo Picasso: Guernica.

Não há dúvidas de que a representação artística é um dos métodos comunicativos mais ricos da humanidade. Tem-se registros artísticos desde o período pré-histórico, sempre atribuindo um significado à obra visando transmitir uma mensagem.

A pintura Guernica não se trata de uma obra vinculada aos padrões estéticos acadêmicos. E não se equipara de forma alguma ao culto ao “belo” tão presente na arte grega. Mas esta tela chama a atenção por tamanha expressividade. Pablo Picasso (1881-1973) pintou o quadro em 1937 com o intuito de chocar e mostrar a sua grande revolta em relação ao bombardeio nazista ocorrido na cidade espanhola de Guernica. Este ataque resultou na morte de muitos inocentes, incluindo mulheres, crianças e trabalhadores civis.

No mural há a representação de corpos no chão, pessoas desesperadas, animais contorcidos, o clarão da bomba; tudo representado de maneira distorcida de acordo com a tendência cubista, sem deixar de ressaltar a violência da cena. O esquema de cores é limitado ao preto, branco e cinza. Um aspecto monocromático que realça ainda mais o lado sombrio da guerra para o artista. Às vezes uma manifestação por meio da arte pode ser muito mais significativa e emocionante do que os próprios relatos do fato.

Pablo Picasso foi e ainda é um marco na história da arte. Um artista com uma personalidade tão marcante quanto o seu talento. Enquanto seu apartamento em Paris era revistado, um oficial nazista viu uma foto da obra Guernica na parede e indagou a Picasso: “Foi você quem fez isso?” Ao que Picasso respondeu: “Não, vocês o fizeram”.

33 comentários:

  1. Oi, estava passando por aquí e resolví deixar um comentário, seu blog é muito legal, gostei dos seus textos, parabéns !!

    Agora, para que ele tenha mais visitas recomendo que feche parcerias com outros blogs, pois, não sei se você sabe, quanto mais sites linkando pro seu mais seu blog vai parecer nas pesquisas do Google por exemplo. Se precissar de algumas dicas de HTML, códigos, etc... visite o site: www.maisblog.com e pode contar comigo também, meu blog é http://radicalidadedemocratica.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Haaa, olha outra dica:

    13.000 visitas por dia no seu blog ! GRÁTIS

    Olhe oque eu descobrí: Um sistema que gera tráfego ilimitado para nossos blogs ! Que tal?

    http://www.megaterremoto.com/index.asp?ID=dido

    Fuiiiii...

    ResponderExcluir
  3. òtima resposta de Picasso!

    mto legal o seu blog.
    =]

    ResponderExcluir
  4. husseeinn!
    boa escolha pro post!
    de fato é um quadro abarrotado de símbolos, pensamentos e contexto histórico!
    Já sei bastante sobre essa obra, pois uma professora de arte do meu ensino médio, diga se de passagem ótima professora, me ensinou! Acho que você conhece ela, fala ai! ;D
    Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Isso é tudo muito interessante, mas o problema é que essa pintura foi feita ANTES do dito bombardeamento da cidade. Assim sendo, só há duas hipóteses:
    Ou Picasso era visionário, ou esse quadro foi aproveitado pela Frente Popular (comunistas) como propaganda anti-franquismo.
    A obra foi encomendada alguns meses antes do bombardeamento para ser exposto na EXPOSIÇÃO UNIVERSAL DE PARIS, em 1937. É inacreditável que a manipulação da história continue a ser feita, e eternamente perpetuada por papagaios

    ResponderExcluir
  6. EU gostei muito da historia ela fala sobre uma naçao q foi morta por nazistas sem ter nada com a pulitica esta pessoas forão mortas sem ter o derreito de se esplica muito feio este paiz q vivemos paz
    no mundo

    ResponderExcluir
  7. heheheeheh...Não existe cenário de guerra. Existe um cenários de "olhos".

    Olhos que expressam dor, medo e loucura.

    Coisas desconexas onde animais especificamente "campestres" estão no contexto das cidades? ora, tudo bem que o touro é uma figura da cultura espanhola, o cavalo também. Mas por que eles dividiriam a cena de guerra?

    A mãe que segura o filho abatido?

    As cabeças que olham em torno de coisas abstratas?

    Picasso era louco. As verdadeiras pinturas esquizofrênicas mais famosas do planeta. Leia, Picasso era esquizo, heheheeh

    ResponderExcluir
  8. um adendo: As obras de picasso são um convite para o estudo psiquiátrico referente a arte. Assim como é feita ao cinema.

    ResponderExcluir
  9. olá,falando ainda da polêmica "guernica", o artista de todos os tempos tem sua visão do mundo e tudo que vivencia, logo repassa isso através das suas obras, visionário ou não, a questão é que o período era de terror para todo lado, a "guernica" foi um pensamento dessa loucura que é a guerra e suas consequências, esqueçamos histórias mirabolantes sobre as obras e vamos ler a imagem por nós mesmos, é essa troca, da imagem com a sua bagagem intelectual,emocional etc é que vai ajudar nessa leitura ...
    abraços a todos!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. olá,falando ainda da polêmica "guernica", o artista de todos os tempos tem sua visão do mundo e tudo que vivencia, logo repassa isso através das suas obras, visionário ou não, a questão é que o período era de terror para todo lado, a "guernica" foi um pensamento dessa loucura que é a guerra e suas consequências, esqueçamos histórias mirabolantes sobre as obras e vamos ler a imagem por nós mesmos, é essa troca, da imagem com a sua bagagem intelectual,emocional etc é que vai ajudar nessa leitura ...
    abraços a todos!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. muito firme o texto ele me ajudou a fazr um trabalho que o professor de arte mandou, adorei o texto
    abracinhos

    ResponderExcluir
  12. Esse texto tá muito bom eu conseguir achar o que eu queria pra fazer minha prova traquila com base nesse texto.
    obrigado>
    bjos e abraços!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o comentário, e também me ajudou muito... nota dez...

    ResponderExcluir
  14. muitohh bom adorei..me ajudou mutooohh
    na questao de um trabalho...muitooh legalll
    mesmoooh...bjos... ate a proxima.

    ResponderExcluir
  15. Achei revolucionário esta obra que exemplifica as dores de uma guerra sem propósito, sem sentimentos e uma infinidade de maldades sem precedência.

    ResponderExcluir
  16. Legal essa pesquisa goxxxtei!!
    :B

    ResponderExcluir
  17. luana disse...
    axei muito legal, mas gostaria de ter visto mais obras dele com os seus significados, tenho que imprimir uma obra dele c sign. e a unica que axei foii essa, mas ja tem no meu livro.
    mas valeu, é muito legal

    ResponderExcluir
  18. gostaria que tivesse mais obras e seus significados de Picasso.preciso fazer um trabalho e nao acho outras obras com seus significados.e de outros artistas tb !!!
    bjos´pra todos

    ResponderExcluir
  19. Adorei o texto
    Me ajudou bastante com um trabalho da escola.
    vocês estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  20. quer grupo ? capitão quando vc chegar no nivel 120 vc será sub-lider

    ResponderExcluir
  21. Muito criativo este texto me ajudara bastante!


    obrigado!

    ResponderExcluir
  22. eu preciso de ajuda!!!
    Qual é o siginificado do cubismo, o que está no livro grandes mestres da pintura livro 6 - Pablo Picasso

    ResponderExcluir
  23. eu preciso saber sobre o periodo azul e o periodo rosa.

    ResponderExcluir
  24. isso não esta me ajudando em porra nenhuma

    ResponderExcluir
  25. não ajuda em nadaaaa!! -'-

    ResponderExcluir
  26. uma bosta não tem mais q fazer ve essa merda de pablo viado

    ResponderExcluir
  27. essa cara ai de cima é muito loko

    ResponderExcluir
  28. eu queria saber para trabalho de escola por que pablo picasso pintou essa Obra

    ResponderExcluir
  29. Acheii o texto muito interessante e informativo,me ajudou muito para o trabalho da escola,também gostei do modo com que vocês retraram a história com muitos detalhes...Enfim a obra é espetacular e a hisória mais ainda,por o fato de Picasso retratar o acontecido no caso a Guerra .Beijos

    ResponderExcluir
  30. Adoorei, me ajudou muito no meu trabalho, eu tinha que relatar como o bombardeio é representado na figura seu post Me ajudou bastante Obrigada!

    ResponderExcluir