03 março, 2007

Será mesmo o "ópio" do povo?


"O sofrimento religioso é, ao mesmo tempo, expressão de um sofrimento real e um protesto contra um sofrimento real.
Suspiro da criatura oprimida, coração de um mundo sem coração, espírito de uma situação sem espírito: a religião é o ópio do povo".

(Karl Marx)

Será que a religião é mesmo o ópio do povo?

Será que os métodos científicos e a religião estão em pólos incapazes de serem intercalados? Seria a religião uma maneira de suprir os maiores desejos, ainda que inalcançáveis, do homem? Somente os resultados embasados na ciência são reais e relevantes?

Finalmente: É o homem que determina uma crença ou uma crença determina um homem?

Creio que encontrei uma dialética difícil de ser debatida. Os dois lados da moeda. Sou a favor de respostas com fundamento científico, mas nem por isso deixo de ter crenças. Não sou adepta do ateísmo. Acredito em coisas incapazes de serem comprovadas por meio da ciência. Portanto, não creio que religião e ciência possuam uma hierarquia de valores.

É importante ressaltar que, ciência e crenças caminham juntas. Se tivéssemos respostas científicas para tudo, a ciência perderia a razão de existir. E a ciência só existe por causa de questionamentos filosóficos, dogmas, fundamentos religiosos.

Deixo explícito aqui o meu ponto de vista: religião tem a mesma
importância que a ciência. São formas distintas de avaliarmos determinados fatores, porém, ambas possuem grande relevância de acordo com o contexto a ser analisado.

*Livro que recomendo:
ALVES, Rubem. O que é Religião?

9 comentários:

  1. Tá aí um tema áspero, polemico e interessante a se discutir. Afinal, a crença, afinal a religião. Será que Deus (substantivo proprio de diversas crenças) criou o homem ou o homem criou a Deus?

    Na prática é uma questão que remota ao mais primitivo questionamento sobre as coisas que acontecem durante a nossa existencia. Algumas coisas são dificeis de entender, outras trazem um medo inquietante. O desconhecido é desconfortável o inalcançavel é factivel. E é aí que surgem uma crença. Uma crença por si só explica tudo, da cosmogonia ao final dos tempos. É confortante, é confortável mas não traduz a verdade absoluta.

    Se uma das crenças, daquelas predominantes estiver correta, metade do mundo padecerá, sabe-se lá aonde. Se ambas estiverem corretas, existe mais de um "dirigente universal". Agora, se ambas ou todas estiverem erradas, chegamos ao ponto inicial, aquele óbvio que muitos não querem acreditar mas faz parte de uma consciencia profunda. Aquela que nos faz apegar a vida. A dúvida da continuidade ou da dirigencia onisciente e onipresente. Questionar é o primeiro passo, raciocinar sobre alguns pontos intransigentes é o segundo, por fim, aprender mais sobre aquilo que está além da crença. Muita coisa ainda é obscura, porém isto já foi mais evidente tempos atrás.

    ResponderExcluir
  2. lilian hussen! ótimo texto!

    esperei a tal da inspiração... como ela ainda não veio, vo escrever sem mesmo..
    hashauhsuahsausa

    de fato que ciência e religião sempre caminharam juntas, evoluiram juntas, mesmo com ar de rivalidade elas sempre se complementaram. O que seria de uma sem os argumentos contrários da outra? sem a competição de ambas para fortalecer cada vez mais seus argumentos e assim concretizar seus princípios?
    A religião está ai para explicar o que a ciência, mesmo com toda sua evolução não consegue passar para o papel, os milagres, os desejos de superpoderes dos deuses que muitos de nós queriamos ter. Já a ciência explica e faz todo o progresso material que vemos hoje.
    Então uma não existe sem a outra, posso ir além e dizer que nós somos dependentes das duas, dessas duas forças ditas contrárias, mas que na verdade se ajudam.

    =D

    ResponderExcluir
  3. Aula do Guilherme Coelho não é? Estremamente profunda suas colocações, mas há uma questão que duvido que vc possa responder de forma tão diplomatica.

    Uma questão que poderia trazer a paz entre as religiões, algo muito mais importante e inquietante que essa questões bobas e comuns como "Deus exite?"

    Sabe qual é a grande questão? Algo que mudaria os rumos da homanidade! bom então ai vai a pergunta que não quer calar... "o que há por baixo do eterno luto?" tem até opções... Uma cinta-liga vermelha ou uma calcinha fildental preta???

    Bjs e boa sorte com as grantes questões sobre o universo a existencia e as besteiras que sua amiga gosta de falar!!!

    ResponderExcluir
  4. Sabe aquela historia de gosto não se discute?
    Algum idiota inventou isso e outros tantos são seguidores, e você sabe que ser seguidor alienado não é nada bom.
    Acho que a religião tem peso diferente para cada pessoa. Para algumas realmente pode ser a salvação - Um pilar para uma vida melhor. Mas para outros pode ser o principio causador da loucura.
    Mas claro que a ciencia nunca irá explicar tudo... se tiver tempo dá uma olhada:
    Contato - Carl Sagan
    Einstein e a religião

    Você vai notar que adoro esse tema polêmico :)

    ResponderExcluir
  5. Acredito que até os que se dizem "ateus" possuam uma crença. Por exemplo: experimente colocar uma galinha preta e farinha na frente da casa de um ateu. Por mais que ele diga que não acredita nesse tipo de coisa, passará cerca de uma semana mencionando o fato. (risos.)
    É um exemplo cômico, admito. Mas serve de base para a minha opinião principal: todo mundo crê em algo superior, misterioso... Seria um mecanismo de defesa para o homem melhor lidar com o fato de ser mortal. Acreditar que, depois da morte, nem tudo se acaba. Seria a religião uma forma de confortar e diminuir o medo de algo que é certo em nossas vidas (a morte)?
    Creio eu que sim.

    E a ciência é rebatida justamente pelo fato de não lidar com dogmas. Mas sim, com verdades comprovadas. Eis a grande questão: Se a ciência não explica, quem explicará? A religião.

    De uma forma ou de outra, obteremos respostas. Cabe a nós escolher o que estamos em grau de acreditar ou não.

    ResponderExcluir
  6. Não acho o tema tão complicado assim... as pessoas têm olhos fechados e temem abri-los. Temem ver demais a verdade e perceber que não vai nem pro céu, nem pro inferno. A vida é agora, no sofrimento, na pobreza, seja lá em que situação. É claro que a religião é o ópio do homem, um conforto de um mundo altamente desconfortável. o colchão da cama dura.
    Alguém aqui já viu Deus? anjos? alá? Quando alguém ver de verdade, me avisem.
    Bem, até lá, continuarei me confortando com coisas q realmente fazem parte da vida, como amizades, amor, carinho, família. É a isso que devemos ter fé. Nada mais

    www.belezaexterior.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post, acredito na ciência, mas tenho FÉ em DEUS acima de tudo, mesmo que a ciência não explique.

    :p

    Vc entende as pessoas ?

    ResponderExcluir
  8. A religião muitas vezes "cega" as pessoas. Neste sentido ela é o ópio do povo mesmo, porém como tudo na vida, não creio q esta sentença possa ser absolutizada, e cada caso deve ser analisado de forma isolada.
    Pessoalmente, falando, não me considero religoso, mas creio, piamente, q é impossível não haver Deus.
    Parabéns pelo seu blog, voltarei mais vezes aqui.

    ResponderExcluir
  9. É ópio sim, e é importante justamente por isso.

    Adorei seu blog, muito mesmo.
    Abraço.
    Inté!

    ResponderExcluir