13 janeiro, 2007

Sonhos


Após ler uma frase recomendada por um amigo, parei para pensar: até onde somos capazes de chegar? Será que existe um limite para o nosso progresso, seja profissionalmente, seja como pessoa?

Eu mesma respondo: Não! Não existe um limite. Aliás, a frase da autoria de Eleanor Roosevelt exprime exatamente isso. “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos”. E é verdade. Um exemplo clássico é Albert Einstein, o gênio da Física. Após reprovar na escola, sofrendo de dislexia, teve inúmeros motivos para desistir de seus sonhos. Inclusive barreiras impostas por seus professores. Mas não desistiu. E o que aconteceu? Uma revolução na Física.

A partir desse fato, lições são tiradas. Admitir as premissas de que não estamos em grau de realizarmos algo é o mesmo que desistir de um sonho. Premissas podem ser falsas, passíveis de erro humano. Portanto, pode-se concluir que, se existem limitações, estas podem ser quebradas. Os nossos limites são criados por nós mesmos e por isso somos capazes de extingui-los.

O caminho para o sucesso depende exclusivamente dos nossos anseios, que criam sentido em nossas vidas e escolhas que fazemos. Traçar metas, idealizar objetivos ao longo da vida é o primeiro passo para a realização de um sonho. Basta querer.

3 comentários:

  1. "Os nossos limites são criados por nós mesmos e por isso somos capazes de extingui-los." - Bela reflexão!

    Me fez pensar que... Talvez tenhamos controle de tudo aquilo que criamos, nossos limites são frutos de nosso alcance, por que não ir adiante? Mesmo que pareça dificil? As vezes é apenas isto que falta para vencer.

    ResponderExcluir
  2. Lilicaaa...

    nossa...como escreve bem a menina !!! heuaheua :D

    po...tá 10 msm...muito legais suas idéias e seu jeito de escrever ;-)

    e aham...eu comecei o ano lembrando de velhos sonhos e planos, e esse ano será dedicado a eles ;-)

    e sonhos não se resumem a pessoas, aprendi isso :-)

    bjão Lihh...vou sempre dar uma passada aqui ;-)
    se cuida gatiiiiiinha..heauheau ;-)

    ResponderExcluir
  3. O grande problema do futuro: ELE NÃO EXISTE.

    Sonhos e idealizações são projetos, lançados à própria sorte. Vc pode buscá-los, mas a certeza de realização é uma incógnita.

    Digamos que eu faça como o autor da frase que vc citou, invente uma máxima do tipo: "O futuro é a arte de viver no presente com o olhar para o amanhã"

    Mamãe, criei uma máxima!

    Digamos que essa máxima comece a correr pela internet, pessoas adotem para explicar coisas relacionadas ao futuro, aos sonhos, que façam como vc, pegue isso como um argumento, uma citação.

    Estará no presente sempre, correrá entre o presente. Mas, sonhar é bom, enquanto se é criança, se o modo de vida infante é tão marcante, é por isso que nunca queremos abandoná-lo, mas, o tempo de um adulto é mais curto do que o de uma criança.

    Pois o tempo é construído em nossas mentes. Os animais são nosso melhor exemplo: O splinter vive num presente constante, sem fazer relação com o passado ou pensar no futuro. Com isso ele não se preocupa com a velhice ou com o FIM. 10 anos pra ele é uma eternidade. Então, vamos aferir, a partir daqui que o PRESENTE, por mais que seja a menor fração do tempo, é o que devemos buscar, é onde devemos acentuar nossos sonhos, nossos sonhos precisam ser presentes. PRESENTE É UMA DÁDIVA DE ESTAR VIVO em meio ao palco onde a vida cobra nossas atuações.

    Filosofei, véi.

    ResponderExcluir