Interessante até aonde a mente é capaz de chegar. Não há um limite para o pensamento. A capacidade de pensar do ser humano é tão surpreendente que às vezes chega a ser assustadora. Há uma interação entre a consciência e o poder de realizar aquilo que se idealiza.
O simples fato de pensar em realizar alguma coisa garante o percurso de pelo menos metade do caminho. O que resta são meramente 50%. Basta concluir aquilo que se projetou na mente. Ao manifestar o que realmente se pensou se progride ainda mais. Cerca de 90% já está estipulado. Os outros 10% dependem exclusivamente da realização da idéia inicial. Não importa a dificuldade de se realizar satisfatoriamente aquilo que se estabeleceu como meta. O mais difícil já foi feito. O fato de raciocinar aparentemente “do nada” é incrivelmente fantástico.
A imprevisibilidade é determinante. Somos, por natureza, inconformados com aquilo que nos individualiza. Sempre buscamos mudar. Muitas mudanças (em questões estéticas, por exemplo) são condicionadas pelo subconsciente coletivo. Buscamos ser aquilo que a sociedade impõe como “perfeito”. E para alcançar o que se idealiza perante a aceitação social, não se poupa esforços. Por um lado, é negativo. Às vezes, não se consegue alcançar objetivamente o que a subjetividade impõe. Mas é um fardo que o ser humano tem que carregar. Por ser um ser racional, acaba por arcar com decepções ou preocupações inexistentes para os demais seres vivos. Preocupações estas impostas pela própria sociedade.
Mas também tem um lado positivo: a busca pela transcendência resulta em vários progressos científicos. Ainda que não se possa alcançar completamente os objetivos, deve-se levar em consideração o uso do intelecto. É por meio de sensações de “vazio”, insatisfação e principalmente, questionamentos filosóficos que se avança e que se chega a grandes feitos.
Várias descobertas já foram feitas e é inaceitável contrariar os seus méritos. O que é projetado na mente, por mais improvável que seja, merece destaque. A busca incessante por respostas é a chave de tudo. O pensamento está além de todos os limites.
*Obs: Os dados percentuais levantados são de minha autoria. Portanto, nada mais justo do que haver divergências de opiniões. Apenas quis ilustrar a minha concepção sobre o assunto.